"Cada país tem o governo que merece!" Para mim, essa frase sempre fez muito sentido e em 100% dos casos reflete a realidade local onde quer que seja. Adaptando para o esporte, e aproveitando a onda do momento, "Cada país tem o CAMPEONATO que merece!" e porque estou dizendo isso? simples, ontem, Terça-feira, 8 de Julho de 2014, tomamos a maior LAVADA, SURRA, MASSACRE, HUMILHAÇÃO e outros adjetivos mais da historia do nosso futebol... e quem nos fez tal atrocidade? a "toda poderosa" Alemanha. Ora.. perder para a Alemanha em uma semi-final de copa do mundo não é algo catastrófico, desastroso ou coisa do tipo, é muito normal, é uma grande seleção com camisa de peso e muita historia no futebol, MAS que diferente de nós, não vive somente de historia! Ontem não perdemos por um lance, gol na prorrogação ou uma leve defasagem técnica... perdemos por SETE a um... S E T E.. algo "nunca visto antes na historia desse país"! algo que jamais havia acontecido com a seleção mais vitoriosa de todos os tempos, e porque?
Vamos aos fatos! Caso vocês não saibam, a Alemanha junto com outras potencias europeias veio de uma total destruição pós-guerra para em apenas 70 anos tornar-se o carro chefe da Zona-Euro politica e economicamente... e no futebol não foi diferente, o campeonato alemão hoje é um dos maiores mercados futebolísticos do mundo, com constantes recordes de publico e a maior media mundial, os clubes alemães vem se mostrando exemplares em termos de gestão esportiva e desde alguns anos vem conquistando hegemonia nas competições europeias, mandando representantes fortes e preparados para as competições interclubes europeias e mundiais, a seleção Alemã vem de quatro semifinais seguidas, conquistou o posto de maior artilharia individual das copas com Miroslav Klose (16 Gols) e desbancou o nosso futebol com mais finais de copa, 8 no total... Após esse invejável currículo você deve estar se perguntando, e nós?
Bem... nós... Nós começamos nossa caminhada futebolística na simplicidade e de repente como quem não quer nada, sem a menor explicação e lógica conquistamos o posto de nação do futebol, maior vencedora de todos os tempos, berço de craques, futebol arte, sempre invejado e admirado pelo mundo inteiro.. agora eu pergunto, como um pais que é conhecido como o pais do futebol possui um campeonato tão sucateado como o nosso? com estádios "concrétões" sem o minimo conforto, torcidas violentas e criminosas que mais
parecem quadrilhas sendo um verdadeiro crime organizado, federações burocráticas, retrogradas e ineficientes, dirigentes despreparados e corruptos, campos de péssima qualidade... etc etc etc... e eu poderia ficar horas aqui falando do péssimo exemplo esportivo que temos em nosso pais...
parecem quadrilhas sendo um verdadeiro crime organizado, federações burocráticas, retrogradas e ineficientes, dirigentes despreparados e corruptos, campos de péssima qualidade... etc etc etc... e eu poderia ficar horas aqui falando do péssimo exemplo esportivo que temos em nosso pais...
Mas lembra do incio desse texto? "cada país tem o campeonato que merece"? pois bem meus caros amigos, o nosso futebol nada mais é do que um reflexo da nossa sociedade atual, com grande corrupção ativa e desleixo dos nossos governantes, criminalização em massa dos nossos jovens, desleixo maior ainda da nossa população em relação a politica etc etc etc.. E como resolver isso? Bem, o caso politico se resolve VOTANDO CERTO! CONHECENDO os fatos que acontecem diariamente em nosso país... lendo JORNAIS e REVISTAS, SE INFORMANDO, ouvindo opiniões de AMBOS OS LADOS da moeda! etc.. E no caso Esportivo, que é o assunto principal deste post, se resolve com a PROFISSIONALIZAÇÃO do Futebol Brasileiro! Chega de CBF e federações estaduais coordenando campeonatos! chega de emissoras de TV serem o carro chefe da renda dos clubes brasileiros! chega da dependência dos mercados europeus para venda de jovens promessas e compra de jogadores em decadência! chega de marginais organizados ditando as regras do jogo e prejudicando os clubes como nunca, chega de amadorismo na gestão dos clubes, chega da falta de investimentos no futebol juvenil e de base, chega de clubismo barato que apenas emburrece a nossa torcida e dificulta acordos entre rivais para o bem do esporte! chega de toda essa palhaçada!
"Amantes del fútbol" como diria o Blatter, Nós precisamos abrir os olhos para ver que o nosso futebol está defasado a muito tempo... MUITO TEMPO! como um pais que é o pais do futebol tem um campeonato a níveis tão precários? deveria ser justamente o contrario, todos deveriam querer jogar no Brasil, mas não é isso que acontece. Tudo tem que mudar! e para isso, bons exemplos não faltam, a começar pelas ligas geridas pelos próprios clubes, onde a federação apenas fica de olho e gere a sua seleção nacional e a copa do seu pais (Copa da Inglaterra por exemplo gerida pela F.A.). Toda a gestão dos campeonatos são os clubes, a exemplo da Premier League (Inglaterra), Serie A (Itália), Ligue 1 (França), Bundes Liga (Alemanha), LFP (Espanha), MLS (Estados Unidos), Chinese Super League (China) e por ai vai... temos que acabar com a dominação dos direitos de TV como único alivio financeiro dos grandes clubes brasileiros, no final do Brasileirão de 2013 o Santos F.C. pediu 30 MILHÕES adiantados para a Rede Globo dos direitos de 2014 para não fechar suas contas no vermelho, isso é um absurdo, a fonte maior de renda de um clube deve ver dos seus patrocínios de camisa e principalmente das arquibancadas! mas como ter receita com jogos em horários inapropriados para os torcedores e jogadores que convêm apenas para a televisão? e como jogar em estádios totalmente hostis para um jogo de qualidade?
Em 2013, o S. C. Corinthians Paulista, encerrava um ciclo vitorioso de 5 anos conquistando os maiores títulos possíveis para um clube brasileiro, campeão estadual, nacional, continental e mundial, fechava um período vitorioso e com a promessa de não parar por ai. Porem, ao final do ano, fazia uma das piores campanhas recentes do clube no campeonato Brasileiro e fica então a pergunta, o que houve de errado? Má gestão com certeza, principalmente quando se diz que não há dinheiro para novas contratações de peso no inicio do campeonato subsequente! Ora, como não há dinheiro no clube mais vitorioso dos últimos cinco anos, com maior renda do futebol brasileiro, melhor media de publico, maiores patrocínios de camisa, maior cota de televisão, maior marca comercial do esporte nacional? como? algo está errado!
Quer outro relato interessante? ai vai, em 2010 o Grêmio de Futebol Porto-Alegrense ou simplesmente Grêmio iniciava a construção do seu novo estadio, a Arena do Grêmio, neste período o clube passou por momentos de aperto financeiro e manteve-se regular na tabela na maioria dos campeonatos que disputou, após a inauguração do estadio, iniciava-se a era do milagre econômico gremista, pelo jeito esse milagre esta demorando para chegar, hoje o grêmio vende o almoço para comprar a janta, fazendo uma analogia a venda de grandes nomes para comprar jogares menos "badalados"! como isso pode ocorrer com um clube que tem DOIS estádios, de grande tradição e títulos na esfera continental? é nítida a gestão ineficiente e falta de fontes de renda estáveis. Eu poderia falar ainda da expressiva queda do futebol nordestino com gigantes que hoje amargam a segunda, terceira e até quarta divisão graças a gestões de cartolas que somente queriam saber do enriquecimento próprio e jogo de poder em detrimento dos clubes que presidiram.
Estes são alguns exemplos das centenas que existem no nosso futebol que hoje está quase na UTI assim como o nosso país como um todo, não podemos cometer o erro de misturar futebol com politica, porem em muitos pontos essas duas artes estão ligadas já que o futebol depende diretamente de uma saúde financeira, educacional e politica para crescer e se desenvolver plenamente e um pais sem gestão e desenvolvimento tende a não ter um futebol satisfatório, a prova disso são as seleções africanas que fizeram um tremendo de um papelão nessa copa do mundo reacendendo as discussões sobre o quão desnecessário pode ser a disputa esportiva em níveis tão altos nos países considerados pobres ou emergentes como quanto nos europeus e países desenvolvidos.
Voltando ao Brasil, as novas arenas estão ai para que a tendencia seja melhorar todos esses problemas já citados e os milhares que não foram ditos mas todos conhecem em maior ou menor escala, mas o caminho ainda é longo e cheio de obstáculos, o primeiro passo é sair do piloto automático politico e acabar com essa gestão amadora do nosso futebol e do nosso pais, o segundo é exportar isso para a nossa América Latina, onde as condições politicas e sociais são ainda piores e no futebol mais ainda! E ai sim... teremos o futebol não só como esporte.. mas também fonte de lazer e entretenimento, onde uma família pode se divertir, ter uma refeição e momentos de prazer como já assim o é em diversos países!
OBS. enquanto esse post estava sendo redigido, A alta cúpula da seleção Brasileira dava entrevista ao vivo e para a minha surpresa, o nosso querido Carlos Alberto Parreira com grande arrogância disse TUDO o que está escrito aqui acima, principalmente sobre o currículo alemão e a falta de preparo brasileira, se eles sabem de tudo isso e não fazem nada... a máxima dita no inicio desse post torna-se verdade e comprova... CADA PAÍS TEM O GOVERNO E CAMPEONATO QUE MERECE!!!
Em 2013, o S. C. Corinthians Paulista, encerrava um ciclo vitorioso de 5 anos conquistando os maiores títulos possíveis para um clube brasileiro, campeão estadual, nacional, continental e mundial, fechava um período vitorioso e com a promessa de não parar por ai. Porem, ao final do ano, fazia uma das piores campanhas recentes do clube no campeonato Brasileiro e fica então a pergunta, o que houve de errado? Má gestão com certeza, principalmente quando se diz que não há dinheiro para novas contratações de peso no inicio do campeonato subsequente! Ora, como não há dinheiro no clube mais vitorioso dos últimos cinco anos, com maior renda do futebol brasileiro, melhor media de publico, maiores patrocínios de camisa, maior cota de televisão, maior marca comercial do esporte nacional? como? algo está errado!
Quer outro relato interessante? ai vai, em 2010 o Grêmio de Futebol Porto-Alegrense ou simplesmente Grêmio iniciava a construção do seu novo estadio, a Arena do Grêmio, neste período o clube passou por momentos de aperto financeiro e manteve-se regular na tabela na maioria dos campeonatos que disputou, após a inauguração do estadio, iniciava-se a era do milagre econômico gremista, pelo jeito esse milagre esta demorando para chegar, hoje o grêmio vende o almoço para comprar a janta, fazendo uma analogia a venda de grandes nomes para comprar jogares menos "badalados"! como isso pode ocorrer com um clube que tem DOIS estádios, de grande tradição e títulos na esfera continental? é nítida a gestão ineficiente e falta de fontes de renda estáveis. Eu poderia falar ainda da expressiva queda do futebol nordestino com gigantes que hoje amargam a segunda, terceira e até quarta divisão graças a gestões de cartolas que somente queriam saber do enriquecimento próprio e jogo de poder em detrimento dos clubes que presidiram.
Estes são alguns exemplos das centenas que existem no nosso futebol que hoje está quase na UTI assim como o nosso país como um todo, não podemos cometer o erro de misturar futebol com politica, porem em muitos pontos essas duas artes estão ligadas já que o futebol depende diretamente de uma saúde financeira, educacional e politica para crescer e se desenvolver plenamente e um pais sem gestão e desenvolvimento tende a não ter um futebol satisfatório, a prova disso são as seleções africanas que fizeram um tremendo de um papelão nessa copa do mundo reacendendo as discussões sobre o quão desnecessário pode ser a disputa esportiva em níveis tão altos nos países considerados pobres ou emergentes como quanto nos europeus e países desenvolvidos.
Voltando ao Brasil, as novas arenas estão ai para que a tendencia seja melhorar todos esses problemas já citados e os milhares que não foram ditos mas todos conhecem em maior ou menor escala, mas o caminho ainda é longo e cheio de obstáculos, o primeiro passo é sair do piloto automático politico e acabar com essa gestão amadora do nosso futebol e do nosso pais, o segundo é exportar isso para a nossa América Latina, onde as condições politicas e sociais são ainda piores e no futebol mais ainda! E ai sim... teremos o futebol não só como esporte.. mas também fonte de lazer e entretenimento, onde uma família pode se divertir, ter uma refeição e momentos de prazer como já assim o é em diversos países!
OBS. enquanto esse post estava sendo redigido, A alta cúpula da seleção Brasileira dava entrevista ao vivo e para a minha surpresa, o nosso querido Carlos Alberto Parreira com grande arrogância disse TUDO o que está escrito aqui acima, principalmente sobre o currículo alemão e a falta de preparo brasileira, se eles sabem de tudo isso e não fazem nada... a máxima dita no inicio desse post torna-se verdade e comprova... CADA PAÍS TEM O GOVERNO E CAMPEONATO QUE MERECE!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário