domingo, 24 de junho de 2012

A Ciência pela Ciência!







Estava por aqui vendo alguns documentarios quando percebi o quão bela e variada é a fauna e flora Norte-Americana, com seus rios e matas cheios de especies unicas e exclusivas daqueles cenários, me impressionou muito o rio Mississipi em especial, com uma inumera quantidade de peixes que só podemos encontrar naquelas águas! Tudo isso foi muito bonito e tocante, mas tambem mostrou o quanto aqueles biomas estão sendo explorados e devastados perdendo espaço dia após dia, o que tem motivado muitos pesquisadores e entidades a mobilizar equipes e divulgar estudos sobre os refetentes locais. 

Volto agora para o nosso contexto, não temos tambem nós uma fauna e flora exuberante e unica, que muito provavelmente ultrapassa a norte-americana em diversidade e numero? Então porque não temos estudos, pesquisas e ações a altura dela? Essa pergunta venho me fazendo a cada dia que vejo algo novo, seja na televisão ou na internet! onde vamos parar com a nossa falta de vontade em descobrir mais sobre o nosso país, região, continente?

Veja bem, eu estudo biologia, e não sei nen três especies de peixes típicos da minha região! será que há alguém que estuda peixes como se deve estudar em minha faculdade? quantas especies de aracnideos estão inseridos no noroeste Paulista?? Que tipos de aves tem seu habitat naquela região?? eu não sei! e tiver porque não são divulgados? pois, vejam que questões como essas deveriam ser mais perguntadas não só na minha faculdade mas em muitas outras pela região!

O que verdadeiramente é ser um biologo? quando me faço essa questão logo me vem na cabeça nosso
incrível amigo Richard, que percorre o globo em busca de especies fantasticas todos os domingos na record! bem, antes fosse isso não é mesmo? o proprio Richard nen biologo é! mas enfim o que eu quero dizer é que Biologia é muito mais que isso! mais que estudar celulas ou dar aulas em escolas de ensino básico como realmente aprendemos na faculdade, ser biólogo é acima de tudo ser questionador! porque isso esta aqui? porque é assim? existem semelhantes a isso? e por ai vai.

Sei que mudei um pouco de assunto (ou talvez nem tenha mudado!), mas era necessaria essa pequena mudança para que se perceba o quanto é inexplorada a nossa região, infelizmente creio que ainda estamos na fase do "estudar para ter uma vida melhor", ou seja, fazer pesquisas com fins economicos e que só serão aceitas se tiverem como objetivos finais o ganho monetário ou o não derem prejuízo, mas e a ciência?

Certa vez estive em um congresso em Coimbra onde um aluno perguntou ao palestrante de Ciência Polar: "Qual o objetivo de Portugal enviar pessoas ao polo sul, sendo que estamos em crise e esse dinheiro poderia ser investido em outro lugar que daria um maior retorno?" O professor parou um instante, deu uma risada e respondeu que nen tudo deveria ser pensado apenas com o objetivo final o dinheiro, há pesquisas que o objetivo final é apenas o conhecimento!, o avanço da ciencia! os frutos destes trabalhos seriam colhidos ao longo das décadas. Efetivamente ao meu ver a Ciência Polar não tem um fim tão pratico, mas concordei com ele, existem coisas que são pela ciência, pelo conhecimento, pelo avanço da humanidade!

Fico de cara quando vejo um documentario filmado em mais de vinte paises sobre grandes migrações animais, ja imaginou o custo disso? passagens aéreas, cameras ultra slow-motion, vehiculos e mais vehiculos e por ai vai! é um custo absurdo, e para que? para a ciencia! para o conhecimento!
O dia que entendermos isso, ai sim poremos ser a grande nação que almejamos, com ciência, tecnologia e desenvolvimento! até la, talvez já sejamos hexa, hepta ou octacampeões! VAI PRA CIMA DELES BRASIL! rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário