sexta-feira, 8 de junho de 2012

Conversa Ciência - "Dinossauro Americano"

Um pouco de ciência no nosso blog! hoje irei apresentar a vocês algo muito interessante que
despertou minha atenção nesses últimos dias, hoje falarei um pouco sobre os famosos "peixes jacaré"!!! (cric.. cric.. cric..) bem, talvez não tão famosos assim rsrs, enfim, piadas a
parte hoje tentarei mostrar para vocês um pouco sobre este fascinante animal que vive nos rios do sul dos Estados Unidos, uma especie que ao mesmo tempo que é tão forte, também é muito frágil, e alvo como sempre, da ignorância humana! sem mais, vamos a ele!

O Peixe Jacaré, ou Alligator fish como é conhecido, (Atractosteus spatula). É um peixe de agua doce, e tem a particularidade de se assemelhar com um jacaré (a cabeça pelo menos) dai ter ganho esse nome, é um peixe que pode atingir monstruosos dois metros e meio a trés metros e pesar mais de 130 quilos! sendo assim membro da seleta classe dos grandes peixes que podemos encontrar na natureza, e que também, infelizmente, talvez não possamos mais encontra-lo! assim como muitos outros componentes desse seleto e almejado grupo!

Seu habitat como dito anteriormente, são os rios do sul dos EUA, como os rios Trinity no
Texas, ou o grande e famoso Mississipi. Mas não só nos rios eles estão presentes, nos mangues e alagamentos das cheias desses rios podemos encontra-los também. Mangues esses que são parte vital na vida desses animais, pois é la que desovam e completam seu ciclo de vida, e diga-se de passagem, desovam muitos ovos mesmo! uma quantidade que pode chegar a 300 mil ovos!

Com tamanhos monumentais, e tantos ovos, pode se dizer que este peixe tem tudo para ser alvo de caça e banquete de predadores, mas é ai que vem toda a magia que esta por trás destes animais, e é neste quesito que se tornam muito peculiares e interessantes pois seus ovos vem com uma toxina muito poderosa, que pode paralisar e atordoar quem os ingerir, esta toxina pode mesmo ser perigosa contra nós seres humanos! então se um dia avistar uma desova de Peixe Crocodilo, não a toque ok? rs

Se os ovos vem com proteções contra predadores, os seus progenitores também não ficam atrás, e no quesito proteção, os peixes jacaré tem toda uma armadura que os protege de possíveis ataques de outros animais, dos seus xarás, os jacarés! sim. eles tem escamas blindadas, que revestem todo o seu corpo, essas escamas duras como metal, e espeças como moedas (imagine a de 50 centavos por exemplo! rs), lhes dão uma proteção total do corpo, mas a cabeça por sua vez não vem com "capacete", então, se eles tem um ponto fraco, é a dianteira!


Sabendo disso, o Peixe Jacaré foi excessivamente caçado em todo o sul Americano, extinguindo-se de muitos rios e muitas áreas alagadas e pantanosas,onde como sempre, tudo começa de uma historia, mitos e mais mitos! fazendo com que o ser humano cometa verdadeiras burrices, com um tamanho monumental, escamas blindadas, e uma aparência não muito atrativa, o peixe jacaré foi muito tempo caçado por pescadores que o julgavam como "assassino feroz" e "destruidor da pesca esportiva" alegando que estes animais se aproveitavam dos peixes pescados e os atacavam matando por matar! enfim, com uma reputação nada boa, ele quase se extinguiu, quase!

Felizmente ainda existem pessoas que tomam consciência do que fazem e se arrependem, e vendo o futuro obscuro desta magnifica especie, um mesmo grupo de caçadores que os caçava sem dó nen piedade, começou a proeje-los, e até mesmo conseguiu a sua proteção por lei no Texas, o que é uma noticia muito boa, não só para os peixes, como para nós seres humanos, que estávamos conseguindo fazer o que a natureza não fazia a mais de 150 milhões de anos! sim, estes peixes são uma herança viva dos tempos remotos do nosso planeta, tempo que grandes e ferozes criaturas vagavam por sobre a terra!

Mas nem tudo está a salvo, se os do Texas conseguiram uma vitoria na justiça e uma segunda chance, os da Luisiana por exemplo vêem seu habitat destruído pelo mar todos os dias, horas e minutos! com a construção de inúmeras barragens ao longo do Mississípi, os sedimentos que eram levados rio abaixo já não são mais, acarretando uma ofensiva marinha sobre as áreas alagadas e mangues daquele estado que detém 40% de todas as áreas alagadas dos Estados Unidos! e fazendo com que o habitar primordial, aquele que é o inicio da vida desses peixes seja destruído, e sendo assim, matando os jovens que nascem com a salinidade da agua.


Após tudo isso dito, não posso deixar de mencionar que estudos estão sendo dirigidos sobre essa cariosíssima especie, que ainda tem muitos segredos a serem revelados, mas que também tem muita necessidade de ajuda, para que possa se manter em vida e faça parte da paisagem dos rios como o Trinity no Texas.

Como um dos pescadores que os defendem disse "nós não temos que te-lo como um vilão nos nossos rios, mas sim como um tesouro, uma riqueza que só nós possuímos"! referindo-se a exclusividade da especie habitat somente os Estados Unidos, e especificamente neste caso o Texas. E faço das palavras dele as minhas! nunca vi um peixe semelhante, somente agora que pude descobrir esta maravilha da natureza, e talvez não pude também esconder o lado em que estou nessa luta, se por um lado gostaríamos de preservar essas riquezas vivas, por outro precisamos da energia para nos mantermos vivos, essa é uma complexa questão que não se pode tomar partido sem antes conhecermos ambos os lados, ou nos vermos nele, e também, não é o ponto principal deste post!

Espero que tenham gostado deste animal que vos apresentei por aqui que tenham chamado a vossa atenção tanto quanto chamou a minha!, e claro, como diz o ditado "uma imagem vale mais que mil palavras" e sendo assim, vamos a elas!










Nenhum comentário:

Postar um comentário